Celebração do Dia de São Francisco

...

No dia 4 de Outubro, realizou-se a Celebração do Dia de São Francisco, que contou com a participação de todos os alunos do colégio.

A Celebração teve como objetivo homenagear São Francisco de Assis e a Irmã Maria Clara do Menino Jesus, que nos ensinaram a viver de modo particular a Paz. Ambos viveram na pobreza, na simplicidade e reconheciam em cada Homem um Irmão.
Também foi transmitido o desafio de o Mundo de hoje precisar de muitos como São Francisco e Irmã Maria Clara que procuraram os caminhos da verdade e felicidade, encontrando a resposta nas palavras de Jesus. Posso ser EU, podes ser TU…
Esta festa foi enriquecida com coreografias, cânticos e mensagens de profunda interiorização de Valores Cristãos e celebrada com muita alegria, serenidade e conteúdo.
As palavras finais couberam à Direção do colégio, que demonstrou o seu apreço pelo modo como decorreu a Celebração, felicitando a presença e ajuda de todos e transmitiu a mensagem, “No teu ambiente, na tua família, na tua escola, sê um instrumento de Paz”.

 

Capa

Caminhada pela Paz

...

Numa semana dedicada à Paz, o Pré-escolar realizou a sua caminhada pela Paz no dia 21 de setembro, pela quinta do Colégio. Foi o culminar de uma semana em que foi abordado, nas diferentes salas, o tema da Paz, com diferentes estratégias: canções, histórias, diálogos…no intuito de interiorizarem o conceito (ser amigo, respeitar os outros e a Natureza, não bater/magoar…).
Foi uma manhã diferente, numa caminhada calma e proporcionadora de muitos sorrisos…

 

Formiguinhas dia da Paz 041

Dia Mundial da Alimentação

...

No dia 16 de outubro os alunos da Creche e Pré-escolar comemoraram o Dia Mundial da Alimentação realizando atividades diversificadas e de acordo com uma boa prática alimentar.

A sala de 1 ano fez a degustação das uvas, das quais gostaram bastante; a sala dos 2 anos conversou sobre a abóbora e as suas diferentes utilizações, finalizando com a prova do doce de abóbora com tostinhas; a sala dos 3 anos dialogou sobre alimentos saudáveis e não saudáveis e sobre a importância da confeção de sumos naturais. Mexeram, cheiraram laranjas e espremeram-nas para a realização do sumo natural da mesma. Deliciaram-se a beber o sumo!! Realizaram ainda um pequeno trabalhinho de consolidação da aprendizagem; a sala dos 4 anos fez a exploração do história do “dentinho triste”, estabeleceu diálogo sobre os alimentos saudáveis e não saudáveis, trabalharam a canção “as vitaminas” alusiva à importância das frutas na alimentação e ainda realizaram um trabalho de colagem e identificação de alimentos saudáveis e não saudáveis; a sala dos 5 anos fez a exploração da roda dos alimentos e sua importância, estabeleceu diálogo sobre a importância de um bom pequeno almoço e a composição do mesmo com ajuda da mascote da sala – Muno, e para consolidação dos conhecimentos realizaram uma colagem relacionada com os alimentos saudáveis e não saudáveis. 

É sempre bom proporcionar aprendizagens que permitam entender a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

 

sala 1 ano 3

Receção aos alunos - 1.º ciclo

...

No dia 11 de setembro, os alunos do 1.º Ciclo regressaram ao nosso colégio para dar início a um novo ano letivo.

Da parte da manhã, todas as crianças foram recebidos pelos seus professores nas respetivas salas de aula. Na hora do recreio, os alunos do segundo, terceiro e quartos anos acolheram de forma calorosa as crianças do primeiro ano, oferecendo um balão a cada um.

À tarde,  todos os discentes receberam as boas-vindas  da diretora pedagógica e visualizaram um vídeo  das atividades realizadas no ano anterior. Posteriormente, participaram num peddy-papper  onde  eram convidados a ultrapassar um determinado desafio.

Foi um dia cheio de diversão e recheado de alegria!

 

IMG 5080a

Receção aos alunos - 2.º e 3.º ciclos (2)

E o primeiro dia de aulas chegou e foi passado de forma bem diferente dos anos anteriores!

A receção foi feita no ginásio do colégio por todos os professores e pela Diretora Pedagógica, Irmã Paula, e Diretora Administrativa, Irmã Maria Aurora, que dirigiram palavras de incentivo e boas-vindas a todos.
Ainda durante a manhã, todos os alunos do 5.º ao 9.º ano realizaram atividades inseridas num peddy-paper intitulado "Realiza-te como pessoa" e puderam fazer diversas atividades espalhadas por várias estações. A atividade terminou na capela do colégio, onde foi explicado aos alunos as oitos bem-aventuranças que estiveram na base do peddy-paper.
De tarde, as turmas estiveram com os respetivos Diretores de Turma e tomaram conhecimento de toda a logística que este ano letivo implicará.

Que este ano letivo decorra de forma tranquila e seja sinónimo de êxito para todos!

 

2017 09 11 09.47.24

Pág. 1 de 21

LIGAÇÕES EXTERNAS 


Confhic   Província de S.ta M.ª   Ministério da Educação   Agência Ecclesia   Passo a rezar   Com o apoio de
Confhic
 
Prov Sta Mª
 
MEC
 
logo ecclesia 
 
passo a rezar
 
banner informatica

Please publish modules in offcanvas position.