Introdução

 

O Externato de Santa Joana é propriedade da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleira da Imaculada Conceição e é dirigido pela Província de Santa Maria.

A Representante da Congregação no Externato é a Irmã Superiora que é a Diretora Administrativa. A Diretora Pedagógica, nomeada pela Congregação constitui juntamente com a Diretora Administrativa a Direção do Colégio.

     

A Direção é apoiada pelo Conselho Pedagógico, órgão de coordenação e de orientação educativa, pelos Coordenadores de ciclo e pelo Conselho de Diretores de Turma, que articulam e harmonizam as atividades desenvolvidas pelas turmas de um Ciclo de Ensino.

O diálogo aberto entre os órgãos de gestão permite uma articulação responsável e participativa de todos na dinâmica do Colégio.

 

Estrutura Organizacional

 

Direção

     

Constituída pela Diretora Administrativa, que preside à Direção, e pela Diretora Pedagógica.

À Diretora Administrativa, na sua qualidade de representante da Província e da Congregação e garante da concretização dos ideais educativos da Confhic, no Estabelecimento de Ensino, compete coordenar globalmente toda a vida do Colégio.

A Diretora Pedagógica, na dependência institucional da Diretora Administrativa, assume a qualidade de garante da qualidade cultural e pedagógica do ensino. É designada pelo Governo Provincial, por tempo determinado, embora o exercício das suas funções dependa da competente autorização do Ministério da Educação. Caso se trate de uma Religiosa da Congregação, o Governo Provincial pode determinar que a Diretora Pedagógica acumule funções de Superiora Local e, consequentemente, de Diretora Administrativa.

No Externato de Santa Joana, atualmente é Superiora/Diretora Administrativa a Irmã Maria Aurora Lopes Soares e Diretora Pedagógica a Irmã Paula Maria Santos Almeida.

 


 

Conselho Pedagógico

     

O Conselho Pedagógico, presidido pela Diretora Pedagógica, é um órgão de coordenação e de orientação educativa nos domínios: pedagógico-didático, coordenação de atividades de animação educativa, orientação e acompanhamento dos alunos e formação inicial e contínua do Pessoal Docente e Não Docente (cf. Dec-Lei 172/91, de 10 de Maio).

É composto por:

1.Diretor Pedagógico.

2.Diretora Administrativa.

3.Coordenador Pedagógico do pré-escolar.

4.Coordenador Pedagógico do primeiro ciclo.

5.Coordenador da Pastoral.

6.Delegados dos Departamentos Curriculares.

7.Representante dos Diretores de Turma.

8.Coordenador da Equipa Psicopedagógica.

9.Representante de Pais/Encarregados de Educação.

10.Qualquer outro elemento da comunidade educativa que a Direção Pedagógica entenda convocar pontualmente, em ordem ao estudo de algum problema específico, tais como um Representante da Associação de Pais, dos Funcionários não Docentes, dos Alunos ou outros.

 


 

Departamentos curriculares

     

Têm por objetivo assegurar a articulação curricular no 2.º e 3.º Ciclos, neles estão representados os agrupamentos de disciplinas e áreas disciplinares definidas pelo Decreto-Lei 139/2012, de 5 de julho, que estabelece a nova organização e gestão curricular. No ESJ foram definidos os seguintes Departamentos: Português, Línguas Estrangeiras, Ciências Humanas e Sociais, Matemática, Ciências Físicas e Naturais, Educação Artística e Tecnológica, Educação Física e Desporto e Formação Social e Pessoal. 

Cada departamento tem um delegado e/ou representante e todos os docentes que lecionam as disciplinas e áreas disciplinares desse departamento.

 


 

Conselho de Turma

     

É a estrutura de orientação educativa que assegura a organização e a avaliação das atividades a desenvolver com os alunos, promovendo a melhoria das condições de aprendizagem, a articulação e a ligação Escola-Família, constituído por todos os professores que lecionam na turma.

 


 

Professor Titular de Turma (Pré-Escolar e 1.º Ciclo) e Diretor de Turma (2.º e 3.º Ciclos)

     

Responsável pela organização, acompanhamento e avaliação das atividades a desenvolver na sala com as crianças (na educação pré-escolar) ou na turma, com os alunos do ensino básico.

 


 

Coordenador Pedagógico de Ciclo

     

Articula e harmoniza as atividades desenvolvidas pelas turmas de um mesmo ano de escolaridade, ou de um ciclo de ensino. Não pertencendo à direção pedagógica, cabe-lhe a missão de ser elo de ligação entre a mesma direção pedagógica e a realidade de cada ciclo escolar.

 


 

Conselho de Docentes

     

Constituído por todos os diretores de turma/professores titulares e respetivos coordenadores pedagógicos de ciclo.

 


 

Coordenador(a) da Pastoral Educativa

 

Orienta a equipa da Pastoral Educativa, formada por todos os professores de Educação Moral e Religiosa Católica, podendo integrar alunos e outros professores. É o órgão responsável pelo desenvolvimento da dimensão religiosa e animação cristã da comunidade educativa, de acordo com a proposta educativa e projeto educativo do colégio. 

 


 

Conselho Geral de Professores

 

Composto por todos os docentes, com competências consultivas sempre que a direção o solicite. Sugere estratégias globais de atuação, analisa problemas graves de diferentes índoles, analisa normativos e legislação de interesse geral, opina sobre diretrizes gerais ou soluções de problemas.

LIGAÇÕES EXTERNAS 


Confhic   Província de S.ta M.ª   Ministério da Educação   Agência Ecclesia   Passo a rezar   Com o apoio de
Confhic
 
Prov Sta Mª
 
MEC
 
logo ecclesia 
 
passo a rezar
 
banner informatica

Please publish modules in offcanvas position.